O USO DE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE IDOSOS: UMA PARCERIA DE SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RESUMO
Muitos países em desenvolvimento enfrentam problemas decorrentes do rápido processo de
envelhecimento da população. Esse processo somado à ausência de políticas públicas agrava
os problemas e desigualdades para este grupo social, dificultando a vivência da cidadania
como um direito. Dentre as políticas públicas necessárias à inclusão dos sujeitos idosos, estão
as políticas educacionais. A educação ambiental vem se consolidando como uma dimensão
da educação e, por seu caráter interdisciplinar, tem como um dos objetivos a melhoria das
condições de vida dos sujeitos no ambiente em que vivem. São variados os temas de
discussão de qualidade de vida na perspectiva sócio-ambiental, e, entre eles, estão as práticas
tradicionais do uso de plantas medicinais pelos diferentes grupos sociais. Os idosos
constituem um grupo social particularmente interessado nestas práticas, então, procuramos,
num trabalho em educação ambiental com idosos sob a metodologia da pesquisa-açãoparticipativa,
contribuir no resgate do papel político-social destes participantes, discutindo, a
partir desse tema, os problemas ambientais e a melhoria da qualidade de vida.
envelhecimento da população. Esse processo somado à ausência de políticas públicas agrava
os problemas e desigualdades para este grupo social, dificultando a vivência da cidadania
como um direito. Dentre as políticas públicas necessárias à inclusão dos sujeitos idosos, estão
as políticas educacionais. A educação ambiental vem se consolidando como uma dimensão
da educação e, por seu caráter interdisciplinar, tem como um dos objetivos a melhoria das
condições de vida dos sujeitos no ambiente em que vivem. São variados os temas de
discussão de qualidade de vida na perspectiva sócio-ambiental, e, entre eles, estão as práticas
tradicionais do uso de plantas medicinais pelos diferentes grupos sociais. Os idosos
constituem um grupo social particularmente interessado nestas práticas, então, procuramos,
num trabalho em educação ambiental com idosos sob a metodologia da pesquisa-açãoparticipativa,
contribuir no resgate do papel político-social destes participantes, discutindo, a
partir desse tema, os problemas ambientais e a melhoria da qualidade de vida.
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