Segundo a nutricionista Daniela Gomes, da Policlínica Granato, a gelatina convencional que encontramos na prateleira dos supermercados, é uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar e uma baixa quantidade de proteína. “Ela possui um baixo valor nutricional e acaba não sendo tão benéfica quanto se imagina. Inclusive, esses corantes e conservantes funcionam como toxinas dentro do nosso organismo, podendo acumular no tecido adiposo, favorecendo o desenvolvimento da obesidade”, revela.
Ágar-ágar
O que muitas pessoas não sabem é que existe um ótimo substituto para a gelatina convencional (de origem animal). O ágar-ágar é uma gelatina natural, extraída de algas marinhas, com poucas calorias, rica em fibras e vitaminas que ajudam na manutenção e produção dos níveis de colágeno. Além de não ter conservantes, o ágar-ágar ajuda na redução da absorção de gorduras, diminuindo o colesterol e melhorando a flora intestinal.
Na gastronomia
O ágar-ágar pode ser utilizado na culinária já que não altera o sabor dos alimentos, podendo ser utilizado em preparações salgadas ou doces. “Caso não encontre o ágar-ágar, você pode utilizar a gelatina convencional sem sabor, que é menos prejudicial do que as gelatinas coloridas de caixinha”, explica.
Esportistas e dieta
O ágar-ágar é um excelente alimento para esportistas e pessoas em dieta. Por ser rica em proteína, o ágar-ágar fortalece os ossos, promovendo também uma maior resistência física. Também atua na recuperação muscular e no emagrecimento, devido ao aumento da saciedade.
O colágeno existente no ágar-ágar oferece um equilíbrio na massa muscular e ajuda o corpo a utilizar as reservas lipídicas e de açúcar já existentes. “A associação desses benefícios junto ao exercício físico diminui a flacidez e aumenta a massa muscular”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário