I - atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
Se o caixa destinado ao atendimento ao idoso estiver sem funcionário dirija-se ao próximo caixa e ele prontamente atenderá ao idoso. Faça isso, sem receio, é um direito nosso.
II - preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.
Não precisamos implorar é lei.
III- destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.
Será que está sendo cumprido? Leia o artigo e busque maiores informações junto ao órgão competente. É bom que jovens da feliz idade saiba que temos um promotor de justiça para nos atender.
IV- viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.; Você conhece algum programa nesse sentido?
V - priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;
Algum idoso já ouviu expressões do tipo: que chato, minha sogra, ou meu sogro está lá em casa, dá um trabalho. Amo meu pai ou minha mãe, mas estou cansado(a), sem paciência. Meus filhos reclamam, afinal querem espaço para ficar sossegados com os amigos. Minha mãe ou meu pai vivem reclamando que estão doentes, só sabem falar sobre doença, já virou mania.
Já vi muitos filhos ou netos reclamando, por essa razão estou postando. Mas atualmente muitos idosos praticamente sustentam a família toda com sua aposentadoria. Muitos pais trabalham fora e empurram os filhos para os avós cuidarem, como se fossem babás. A obrigação de levar e buscar filhos na escola sempre sobra para os avós.
VI - capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;
Procure saber se na sua cidade tem um bom geriatra, na minha cidade tem um excelente, cuida da minha saúde desde 1.996.
VII - estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
VIII- garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
Como anda o atendimento nos serviços de saúde da sua cidade? E de assistência social? Procure a Secretaria Municipal de Ação Social da sua cidade e cobre os serviços elencados.
MEUS AMORES ATÉ A PRÓXIMA, BOM FERIADO PARA TODOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário