quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SER IDOSOS(AS)

Ser idoso(a) é olhar sempre para frente é saber que deve sempre olhar para o horizonte e ter esperança. Ser idoso é ser feliz, não se importar com as marcas do tempo pois delas ninguém está isento. Rugas, músculos flácidos varizes e algumas dores é próprio da idade. Lembrar da juventude, das coisas boas vividas e até sentir saudade faz parte de um passado bonito da vida. Olhe a beleza das flores, da água que corre mansamente no regato, a beleza da criança que brinca sem se importar com quem a observa, tudo isso é vida. Você idoso(a) está vivo, é útil, coloque em prática toda sua sabedoria e viva feliz.

ENCONTRANDO A CRIANÇA QUE EXISTE NO IDOSO

Levar o idoso a encontrar a alegria de viver própria da infância, sem tantas responsabilidades peculiares à vida adulta, pode ser um caminho onde tudo parece mais leve, bonito e divertido. As recordações fazem reviver cenas e emoções não prejudicadas pelas limitações físicas atuais.
Faça o idoso rir, converse com ele sobre aspectos de seu passado que o façam achar graça em contar suas experiências, leve-o a recordações de momentos felizes nas coisas simples, improvise brincadeiras que ele possa participar, conte a ele algumas anedotas ou mesmo as experiências engraçadas ou interessantes que você vivenciou.
Atividades físicas e sociais também são importantes no processo de envelhecimento, o prazer de caminhar, dançar ou namorar faz com que o idoso mantenha viva sua consciência corporal, reduza o estresse e melhore sua qualidade de vida.
O corpo físico do idoso apresenta muitas limitações, porém sua mente é capaz de pensar, imaginar e gerar intensas emoções. Contemplar uma flor, uma nuvem ou um pássaro sem se preocupar com o tempo, ou quaisquer outras questões pode proporcionar a sensação de pertencer ao todo, ao universo, à natureza.
Interpretar a vida como se estivesse vivendo em um mundo maravilhoso capaz de se transformar a qualquer momento, como num passe de mágica, numa passagem para um futuro, no qual haja uma vida eterna onde prevaleça o amor em sua plenitude, pode trazer muita esperança e motivação.
É injusto e desumano nos preocuparmos apenas em prolongar uma vida triste e solitária do idoso, sem contribuir para que ele aceite e aprenda a lidar com suas limitações, e consiga perceber a beleza de envelhecer através do olhar da alma para ter uma vida melhor e mais feliz. PARTE DO TEXTO DE SUELY BELLO
 EU SOU IDOSA, EU SOU FELIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário