terça-feira, 18 de novembro de 2014

VELHO OU IDOSO TANTO FAZ

Não importa o título, embora para muitos a palavra velho é sinônimo de ofensa. Pois usam-na para ofender, ou seja expressões que magoam. Velha chata, velho insuportável, não quero ficar velho(a). Velho, para o ser humano é a experiência de muitos anos vividos. Velhice é sinônimo de sabedoria

Velho, meu querido velho!

… Agora já caminha lento, como perdoando o vento…. cresceu  com os tempos… sua  ternura é cansada mas caminha sua estrada… o passado lembra sua história sem tempo…(VELHO).
VELHO, Carpe diem (aproveite o dia). O carpe diem consiste no princípio de viver o dia presente, aproveitá-lo ao máximo, pois o tempo corre célere. (Horácio, poeta latino que viveu entre 68 a.C. e 8 a.C). Releio o texto do Dr. Wilson Lemos, de ll de setembro: “a cada ano que passa vou erguendo mais cruzes no meu cemitério particular”, e por isso relembro a nós, idosos, aproveitar bem o nosso dia, a cada um que passa, com alegria, orgulho e serenidade pelo que fomos e somos, caminhando ainda nossa estrada, lembrando nossas histórias sem tempo, com saudade dos que se foram e com quem caminhamos outras estradas, `as vezes desviando de pedras para não machucar nossos pés, outras não.
Muitos caminhos nossos pés cansados marcharam e deixaram marcas para sempre. E ainda deixaremos, mesmo que ainda cada vez mais cansados.
E, como gostamos de campear os tempos idos, sempre retornamos às nossas estradas, aos caminhos percorridos. É o saudosismo, privilégio dos idosos. E cada vez que ele bate na nossa porta, não podemos mandá-lo embora, porque apesar de não vivermos do passado, ele mora em nós.
Muitos de nós teremos ainda, passado para recordar e contar, muita estrada para caminhar, até o dia em que fincarem  a nossa cruz no “nosso cemitério particular”. Em nosso caminho lembremos ainda: “ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe…”(Renato Teixeira e Almir Sater)
CARPE DIEM! 27 DE SETEMBRO, Dia Internacional do Idoso, ainda dando “lições de vida”. Carpe diem todos os dias da nossa vida, pois “a felicidade não é uma chegada mas uma jornada’’. Lao Tsé, filósofo chinês, sec.VI  a.C.
OBS.: A palavra Velho não é insulto, é sinônimo de ‘sabedoria’, da sabedoria que somente o tempo ensina, escreveu J.R. Nascimento em ‘Palavras de Sabedoria’.
(*) Gilda Proença é professora aposentada



Nenhum comentário:

Postar um comentário