segunda-feira, 7 de julho de 2014

IDOSOS ATIVOS E SEDENTÁRIOS

Meninas e meninos, estou sempre procurando estudos e qualidade de vida para nossa geração, veja que interessante este estudo realizado por profissionais. Então? Vamos fazer atividade física, colocar nosso corpo em forma? Espero você no centro de convivência de 2ª a 6ª feira salão paroquial da igreja de São Benedito.

Estudo comparativo da independência funcional e qualidade de vida entre idosos ativos e sedentários

Mansueto Gomes NetoI; Marcelle Fernandes de CastroII
IFisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG, Docente da UFBA e União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)
IIFisioterapeuta, Graduada pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)



RESUMO
INTRODUÇÃO: O sedentarismo tem sido apontado como fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas em idosos; assim, a atividade física tem sido preconizada como forma de prevenção destas doenças, porém existe uma escassez de estudos que relacionem o sedentarismo e a prática de atividade física com a independência funcional (IF) e a qualidade de vida (QV) desta população.
OBJETIVO: Comparar a IF e a QV entre idosos ativos e sedentários.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo, analítico, comparativo e de caráter temporal transversal, tendo como amostra 30 idosos de ambos os sexos, divididos em dois grupos. O grupo 1 foi composto por 15 idosos ativos e o grupo 2, por 15 idosos sedentários. Para avaliação da IF foi utilizada a medida de independência funcional, para a QV foi utilizado o questionário perfil de saúde de Nottingham, já adaptados e validados no Brasil. Como os dados foram não paramétricos, foi utilizado o teste de Mann-Whitney para comparação entre os grupos; a análise foi realizada com o software SPSS versão 14.0, sendo estabelecido um nível de significância 
α = 0,05.
RESULTADOS: A média de idade do grupo 1 foi de 68,06 ± 7,82, e no grupo 2 a média foi de 71,20 ± 10,26. Na comparação das médias não foi encontrada diferença significativa, p = 0,12. Na comparação da IF e QV, o grupo 1 apresentou melhores resultados que o grupo 2, com p = 0,001 e p = 0,016, respectivamente.
CONCLUSÃO: Destaca-se a importância da realização da atividade física para manutenção de uma boa IF e QV em idosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário