Art Kramer, um professor de psicologia da Universidade de Illinois, nos EUA, provou no seu estudo que os exercícios aeróbicos podem aumentar o tamanho do cérebro e melhorar o processo de conhecimento e aprendizagem das crianças e dos idosos.
Neste estudo foram observadas 70 pessoas com idades entre 60 e 80 anos, durante um ano. Elas foram divididas em dois grupos: um praticava exercícios aeróbicos e o outro mantinha uma vida sedentária. O resultado demonstrou que o grupo que praticava exercício físico obteve os maiores benefícios.
Veja algumas recomendações para seguir uma vida saudável e beneficiar o cérebro:
Atividades físicas regulares:
Caminhar três vezes por semana aumenta a capacidade cerebral. Idosos que praticam atividades físicas diariamente apresentaram melhoras significativas na estrutura e função cerebrais.
Exercícios aeróbicos:
O exercício físico moderado aumenta o tamanho do hipocampo do cérebro nos idosos, ampliando a memória espacial.
Art Kramer e sua equipa utilizaram imagens de ressonância magnética funcional para analisar as conexões cerebrais. O grupo de pessoas entre 60 e 80 anos que praticou exercícios aeróbicos também apresentou melhoras na memória, atenção e em uma série de processos cognitivos.
Este grupo foi comparado com jovens entre 20 e 30 anos de idade. Os pesquisadores observaram que a coerência entre diferentes regiões da rede neural nos idosos aumentou e tornou-se similar à dos jovens.
Desportos em geral:
Correr, nadar e outras atividades desportivas ajudam a reduzir de forma significativa o risco cérebro-vascular.
Exercício na infância:
Os exercícios aeróbicos durante a infância estimulam o desenvolvimento do cérebro e dos circuitos estruturais, gerando vantagens também no desenvolvimento das capacidades cognitivas, além de melhorar a memória, a atenção e a tomada de decisões. VIVASENIOR.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário