quinta-feira, 2 de abril de 2015

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Cuidados com os acidentes
Os cuidados com os acidentes são tarefas da vida toda, mas são essencialmente importantes para os idosos porque eles já têm uma menor força muscular, um menor senso de equilíbrio, uma fragilidade óssea maior e uma menor capacidade de recuperação. As quedas são de especial importância! Por isso, os idosos não devem andar por terrenos acidentados nem saltar obstáculos de difícil transposição. Dentro de casa, devem ter cuidados com objetos espalhados pelo chão: tapetes, sapatos, fios, brinquedos, etc. Os calçados devem ter solado de borracha e amortecedores para os pés. Tênis é uma boa opção. Sempre que possível, esteja acompanhado por outra pessoa. Uma bengala, quando adequadamente usada, além de um importante auxílio pode conferir ao idoso um garboso ar de senioridade e elegância.
Cuidados com a pele
Um boné evitará pegar sol na cabeça, geralmente já careca ou com cabeleira rarefeita. O protetor solar deve ser de número elevado e usado diariamente. A pele do idoso costuma ser mais fina e sensível, para protegê-la os idosos devem passar hidratante após o banho e evitar lesões, quando possível.
Tratamentos corriqueiros, mas importantes
Praticamente todos os idosos precisarão de óculos, a partir de certa idade. Grande número deles precisará operar cataratas. Os que quase não saem de casa devem cuidar de tomar alguns minutos de sol, todos os dias, porque isso os ajudará a fortalecer seus ossos. Devido às maiores dificuldades de digerir e absorver alimentos, os idosos devem evitar as alimentações fartas e “pesadas”, sobretudo à noite.
As “doenças” próprias do envelhecimento
As mulheres sofrerão os sintomas próprios da menopausa (ondas de calor pelo corpo, ressecamento vaginal, mudanças de humor, alterações do desejo sexual, etc.). Muitos homens terão uma hipertrofia prostática benigna e os sintomas correspondentes (maior frequência e urgência para urinar, jato urinário mais fraco, etc.), bem comodiminuição ou abolição da potência sexual. Normalmente, certo grau de osteoporose afetará a ambos, mais acentuadamente as mulheres. Os dentes estarão mais fracos e mais sujeitos a cáries e fraturas. Geralmente a peleestará mais fina, ressecada e manchada e sujeita a se romper com mais facilidade. O cabelo estará mais ralo e alguns homens estarão carecas. As massas musculares perdem fibras e os músculos ficam mais flácidos. A memória sofre algumas lacunas e mesmo quem se gabava da excelência dela tem de se contentar com um desempenho mais sofrível. Exercícios físicos (ginástica, hidroginástica, caminhadas, natação, etc.) e atividades mentais (ler, escrever, jogar xadrez, etc.) são úteis para essas eventualidades, melhorando a capacidade cardiovascular e de memória, a imunidade e a massa muscular, além de evitar o depósito de gorduras e de ajudar no metabolismo ósseo.abc.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário