O movimento das mulheres pela igualdade exercício da cidadania tem obtido, ao longo da história, avanços graduais e constantes. Muitas conquistas foram obtidas:
- O direito ao trabalho fora do lar; o direito ao voto ( 1932); acesso a prática de esportes ( 1924); ingressar no mercado de trabalho; divórcio; participar de pleitos eleitorais como candidatas; evitar gravidez, planejar quando e quantos filhos quer ter (com os contraceptivos); usar calças compridas; frequentar curso superior; mulher casada ter os mesmos direitos do marido no mundo civil; liberdade para adotar ou não sobrenome do marido; conquistar cargos executivos; receber salários mais próximos dos pagos aos homens; licença maternidade; criação da Lei Maria da Penha que definiu um novo marco na proteção dos direitos das mulheres ( 2.006) Fonte Mulher avanços e desafios. Editora Amigos da Natureza/2015 p. 16
SER MULHER É UMA LUTA CONSTANTE PELOS NOSSOS DIREITOS. HOJE ESTAMOS IDOSAS MAS DEVEMOS LUTAR E NOS FAZER RESPEITAR. NÃO DEVEMOS VIVER DO PASSADO QUANDO ÉRAMOS PREPARADAS PARA SERMOS ESPOSAS, DONA DE CASA E MÃE E NÃO VAI LONGE O TEMPO ONDE AS ESPOSAS SE REFERIA AOS CÔNJUGES COMO SENHOR MEU MARIDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário