Artigo 15 É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
§ 1º. A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:
I - cadastramento da população idosa em base territorial;
II - atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;
III - unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;
IV- atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fim lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;
V - reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde;
§ 2º. Incumbe ao Poder Público, fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
§ 3º É vedada a discriminação do idosos nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
§ 4º Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.
Todo idoso deve procurar conhecer o estatuto e fazer valer seus direitos. Infelizmente, é comum encontrarmos idosos que sentem vergonha da sua condição, quando na verdade deveria sentir orgulho dos anos vividos, das realizações ao longo dos anos. Orgulho dos filhos e netos, ás vezes bisnetos ou até trinetos. sejamos felizes, vamos olhar para trás não com saudosismo, mas sentido alegria pelos anos vividos. Vamos cuidar do nosso corpo, afinal temos a nossa beleza, a nossa alegria, desejos de amar e ser amados. Vamos olhar para o espelho vendo nele a imagem da felicidade e não da lamentação, somos bonitos(as). Vivamos a vida, olhando para ela com amor, ser idoso não é ser velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário